Sobre Nós

Somos uma pequena empresa familiar situada numa aldeia do concelho de Porto de Mós, junto à Serra dos Candeeiros e de Alcobaça. Nesta região, a tradição no azeite provém das técnicas e conhecimentos dos Monges de Cister que foram, há séculos, pioneiros no plantio do olival nestas terras.

A nossa empresa possui várias propriedades agrícolas, nomeadamente a Quinta da Capeleira com cerca de 10 ha, onde está situado o nosso Lagar e os nossos Olivais. Produzimos, assim azeite proveniente dos nossos olivais e olivais desta região, caracterizada essencialmente por azeitonas de variedade galega e cobrançosa que, conjugando os processos tradicionais de produção com os indispensáveis processos modernos de extracção, resultam num azeite frutado, doce, muito equilibrado e de baixa acidez.

 O lagar de Azeite iniciou a actividade no início do Sec XX - 1912 -  em nome de José Féteira, bisavô dos actuais sócios da empresa agrícola proprietária do Lagar. A exploração deste Lagar foi passando de geração em geração, nunca tendo deixado de servir as populações da região, designadamente dos concelhos de Porto de Mós e Alcobaça, tendo obtido o 1º Alvará de funcionamento em 22/FEV/1930 passado pela Direcção Geral dos Serviços Industriais, dependente do Ministério da Economia.

Em 2007, os actuais proprietários, através da constituição duma sociedade agro-industrial, decidiram continuar com a produção de azeite, tendo procedido à total remodelação do Lagar, quer a nível das instalações quer a nível tecnológico, que o tornaram mais produtivo, mais actualizado e mais adequado às novas exigências ambientais e outras decorrentes das directivas comunitárias.

 Este Lagar que funciona por centrifugação em linha contínua de 2 fases ( sistema extracção mais moderno ) é considerado um dos mais bem equipados da região, cumpre todas as normas legais em vigor e adopta as melhores práticas de produção de azeites virgens. Por outro lado, o Lagar foi concebido por forma a poder transformar pequenas quantidades de azeitona, permitindo assim que os clientes consumam o azeite extraído dos seus olivais, mantendo-se uma tradição deveras apreciada 

Em 2017 a empresa procedeu a nova remodelação do lagar, aumentando a sua capacidade produtiva, para dar resposta ao crescente número de olivicultores que utilizam os nossos serviços.

Neste âmbito candidatámo-nos e usufruímos das linhas de Apoio Comunitário do PDR2020 através do Projeto:

Operação: PDR2020-10.2.1.2-FEADER-029745

Intervenção: Pequenos investimentos na transformação e comercialização

Objetivos: Modernização do Lagar de Azeite da Quinta da Capeleira, através do aumento da capacidade de transformação.